A forma de se comunicar mudou e está cada vez mais on-line. O e-mail, assim como as redes sociais e os aplicativos de mensagem, já se consolidaram como canais efetivos de contato com leads e clientes. Por isso, é essencial aprender como escrever um e-mail de apresentação de vendas impactante, interessante e de alta qualidade.
Esse e-mail inclui, principalmente, informações sobre uma empresa e/ou seus produtos e serviços, mostrando como a sua solução é eficaz para resolver algum desafio ou problema do potencial cliente.
Quer aprender como despertar interesse com um e-mail de apresentação de vendas? Continue a leitura e entenda quais os itens básicos precisam ser inseridos na mensagem e dicas para a prospecção de clientes por e-mail que trazem resultados.
Índice
Como escrever um e-mail de apresentação de vendas?
A comunicação escrita é completamente diferente da oral. Afinal, apenas pela leitura, é mais difícil interpretar o tom de voz e a dinâmica da conversa. Não há a linguagem corporal e olhos nos olhos, mas há outras técnicas que podem ser usadas para escrever um e-mail de apresentação de vendas eficiente.
Primeiramente, é importante memorizar que todo e-mail de apresentação comercial deve ser curto e objetivo. Em meio a tantos e-mails na caixa de entrada, ninguém quer perder tempo lendo algo que não soma e nem agrega valor, certo? Por isso, vá direto ao ponto, sempre.
Ao preparar o roteiro do seu e-mail, siga sempre essa regra e divida a sua mensagem em três partes: abertura, meio e fechamento. Entenda a seguir.
- Abertura: é o texto que aparece na caixa de entrada e pode ser definitivo para o lead abrir ou não o e-mail de apresentação de vendas. Seja criativo e desperte interesse e curiosidade.
- Meio: o corpo do texto precisa focar em um ou dois benefícios que a sua solução oferece ao lead. Como a sua empresa pode ajudar a resolver seu problema?
- Fechamento: aqui é muito importante você conduzir o lead a uma ação, usando um call-to-action claro e objetivo. Apenas um, ok? Faça um fechamento simples e direto para aumentar as chances de receber uma resposta.
E o assunto do e-mail de apresentação de vendas?
Ele é a isca. É a partir dele que o e-mail pode ser apagado ou aberto. Ele precisa fugir do comum para atrair a atenção do potencial cliente em meio a uma caixa de entrada cheia.
A dica é sempre ser criativo e nunca prometer algo que você não vai ou não pode entregar. Crie assuntos curtos e diretos, que geram uma conexão com o lead.
Qual assunto de e-mail atrai mais a sua atenção: “Promoção da Black Friday” ou “Sugestões para a sua casa”? Pense sempre na personalização do e-mail. Adapte os e-mail para cada cliente e contexto.
Outra opção também é escrever no assunto algo relacionado à dor ou ao desafio do cliente em potencial, como “Poucos leads”, “queda de conversão”, “baixa produtividade dos vendedores”, entre outros.
Se isso for alguma necessidade do lead, com certeza ele abrirá o e-mail de apresentação de vendas para entender se ele pode resolver seu problema.
Dicas para escrever um e-mail de apresentação de vendas
Cada vez mais o e-mail de apresentação de vendas é utilizado, principalmente pelas equipes comerciais que atuam no Inside Sales.
Na verdade, o uso do e-mail já faz parte da rotina de trabalho de um vendedor, porém, é preciso saber escrevê-lo corretamente, não é mesmo?
Veja agora as principais dicas para elevar o nível do seu e-mail de apresentação de vendas de uma vez por todas.
1. Seja direto e objetivo
Já falamos sobre isso neste texto, mas, como é tão importante para elevar a qualidade do e-mail de apresentação, precisamos destacá-lo em nossas dicas.
Não enrole, não conte uma história enorme e não faça o lead perder tempo com a leitura do seu e-mail.
Mostre, logo de cara, o motivo de você estar enviando aquela mensagem. Qual é a sua solução, quem é você e sua empresa e como ela pode resolver gargalos e desafios?
Exemplo:
Oi, Pedro! Tudo bem? Sou representante comercial da empresa X e gostaria de ter uma conversa rápida sobre a falta de organização dos contatos dos seus clientes e como isso impacta as suas vendas.
Sei de algumas soluções que podem contribuir para o aumento de conversões do seu negócio. Vamos conversar?
Obrigada, [seu nome]
2. Mostre o valor do seu negócio
O lead só terá interesse em continuar a conversa caso ele ache que você realmente pode ajudá-lo. Portanto, gere valor com o seu e-mail de apresentação.
Mostre um ou dois benefícios e, se possível, inclua alguma estatística do mercado ou de sucesso dos seus clientes para mostrar autoridade no assunto e confiança.
3. Use call-to-action
Como já adiantamos mais acima, use sempre CTAs no fechamento do seu e-mail de apresentação. É muito importante planejar cada call-to-action enviado para guiar o lead pelo funil de vendas do seu negócio.
Ele pode ser para responder o e-mail, preencher um formulário, baixar um e-book, ler um artigo ou uma notícia relevante, entre outros.
Deixe claro qual o próximo passo que o lead precisa dar: “se quiser saber mais, posso te ligar amanhã, às 10h?”.
4. Personalize sua comunicação
O uso de sistemas modernos e inteligentes de gestão de vendas e de clientes, como o CRM, é essencial para fornecer dados precisos sobre cada lead. Logo, é possível personalizar o atendimento desde o primeiro contato.
Entenda as dores e as necessidades do potencial cliente, seu comportamento e hábitos de consumo, estilo de vida, linguagem utilizada, entre outras informações.
Tudo isso pode ser fornecido por meio da integração de ferramentas e análises completas feitas pelo CRM.
5. Teste e descubra o melhor dia e horário de envio
Como saber o melhor dia e horário para enviar o e-mail de apresentação comercial? Entendendo a rotina e os hábitos do lead e realizando testes, como a análise da taxa de abertura do e-mail.
Afinal, o comportamento varia de acordo com o público. Com o tempo e a prática, você saberá o momento certo de fazer o envio.
Viu como não é complicado escrever um e-mail de apresentação de vendas de sucesso? Basta seguir a regra dos três aspectos (abertura, meio e fechamento) e encaixar a sua mensagem de forma curta, direta e objetiva.
É importante também monitorar as métricas de envio e entender qual assunto despertou maior taxa de abertura, em qual dia e horário e qual forma de mensagem gerou mais cliques nos links enviados. Seja criativo e venda mais!
Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.