Imagine o seguinte contexto: As empresas Artesiando e Artesanatos da Ana. As duas vendem produtos artesanais magníficos, ambas fazem um belo trabalho de comunicação, no entanto Ana também usa sua marca pessoal para promover o Artesiano, fazendo ligações diretas em suas publicações no seu blog pessoal e nas redes sociais onde fala sua relação com o artesanato. Sempre que Ana promove sua marca pessoal, ela se certifica de criar relações com o Artesiano. Porém, apesar de todos esses esforços a sua marca pessoal tem mais força do que o seu negócio.
Vamos entender o motivo
Muitas pessoas acham mais fácil e criam uma confiança muito maior em se relacionar com pessoas do que com empresas ou qualquer outro produto corporativo. Isso porque a facilidade de comunicação é muito maior.
Por isso cultivar sua marca pessoal é uma ótima estratégia para levar as pessoas até a sua empresa. Quando as pessoas confiam, admiram e lhe enxergam como um especialista na sua área, elas logo associarão o seu negócio ao sentimento positivo que possuem pela sua marca pessoal.
“Marca pessoal é sobre a construção de autoridade que fazem as pessoas prestar atenção à sua mensagem e querer compartilhá-la e recomendá-la aos outros.” – Mark Traphagen
Mas nem sempre é necessário falar só sobre o seu negócio ou sobre o que ele produz, você pode também produzir conteúdos sobre outros assuntos no qual tem alguma experiência também. Por exemplo, se você é designer de marcas mas tem experiências em design editorial ou webdesign, não há motivos para que você não produza algum conteúdo para esses assuntos também.
Assim como você faz para o seu negócio, pesquisa de público alvo, diferenciais e o que de melhor tem a oferecer, é também necessário que faça o mesmo para sua marca pessoal. Algumas simples perguntas que você faça a si mesmo pode ajudar a solucionar essas questões: Em qual área eu sou especialista? Quais os meus diferenciais? Por qual motivo alguém deixaria de comprar com meu concorrente para comprar comigo?
Mas nunca se esqueça que para se construir uma marca pessoal de sucesso leva tempo. Não pense que basta colocar um site na internet, crias perfis nas redes sociais e não mante-los atualizados, é preciso que mantenha um bom relacionamento com o seu público, entenda melhor o que eles esperam de você e o que gostariam de consumir.
Entenda que nada do que eu disse neste artigo é uma regra a ser seguida, isso apenas são experiências vividas por mim mesmo e por pessoas nas quais eu convivo.