Otimize seu tempo cobrando clientes pelo WhatsApp
Algumas pessoas têm dificuldade de fazer cobranças de contas, ficam até um pouco constrangidas, mas isso é necessário não é mesmo. Mas nos tempos atuais, existem alguns meios de você cobrar, sem ficar constrangido, ou constranger o cliente.
Atualmente o WhatsApp já é o mais utilizado app de mensagens, com alta popularidade com mais de 130 milhões de usuários no Brasil, o aplicativo é utilizado além da comunicação pessoal, essa ferramenta se tornou uma ferramenta de trabalho, com o app você pode fazer um meio de cobrança para contas, tipo se você tem uma loja ficaria mais fácil você fazer a cobrança pelo WhatsApp.
Posso ajudar você com algumas dicas de como cobrar um cliente pelo WhatsApp ou para aqueles que buscam baixar WhatsApp GB 2021, para evitar atrasos é essencial mandar mensagens para lembrar os clientes uns dias antes do vencimento da conta.
Confira: Como trabalhar Home Office com os filhos?
Como Cobrar Clientes Pelo WhatsApp
Você deve comunicar, de um jeito gentil informe:
- A data limite do pagamento
- O valor da cobrança
- A forma de pagamento
- A chave do pix
A chave pix é uma vantagem, pois assim traz mais agilidade e seu cliente não precisa ir até a sua loja.
Você também precisa ser objetivo, para cobrar um cliente pelo WhatsApp, você tem que fazer com que sua mensagem não ultrapasse 25 linhas, ou o equivalente à tela de um Smartphone. Assim será mais fácil prender a atenção do seu cliente, e com certeza ele verá a sua mensagem.
É de extrema importância que você seja muito educado, e também tem que saber negociar e conhecer o perfil do seu cliente, assim você terá uma abordagem personalizada, evitando recuperar conversas apagadas.
Lembrando que uma cobrança por WhatsApp ou um lembrete para não atrasar, são coisas diferentes, possuem uma abordagem diferente. Você precisa saber quatro pontos super importantes para uma abordagem com seu cliente pelo WhatsApp.
- Primeiro, Saudação inicial.
- Segundo, todas informações sobre a conta.
- Terceiro, chamada para o pagamento.
- Quarto, boa despedida e contato para dúvidas.
Vou ajudar você a preparar a sua mensagem de cobrança pelo WhatsApp. Como falei começa com saudação e se apresentando, um exemplo:
‘’Olá, Paula, aqui é a Joana, da Kaka Modas!
Não identificamos o pagamento da mensalidade, no valor de R$189,90, que venceu no dia 10/02/21.
Realize o pagamento em uma de nossas lojas, ou entre em contato para poder fazer o pagamento via pix.
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco neste WhatsApp (segunda à sexta das 08h às 18h). (Sábados 08h às 12:00’’.
Se você precisar de uma ajuda para fazer um lembrete para seu cliente, também posso te dar um bom exemplo de como lembrar o pagamento pelo WhatsApp.
‘’Olá, Paula, sou a Joana, da Kaka Modas! Tudo certo?
Estarei enviando o boleto referente a esse mês, com vencimento 30/02/21, no valor de 100,00. O código de barras para pagamento é 00000.000 000000000000000000000 0 000000. Qualquer dúvida ou problema com pagamento, favor entrar em contato’’.
Espero ter ajudado você a como cobrar pelo WhatsApp, você não precisa ficar constrangido ,pois isso realmente é necessário.
Lembre-se antes do atraso você pode ter uma atitude mais criativa e enviar um lembrete. Assim seu cliente pode pagar antecipadamente, caso isso não aconteça você irá precisar chamar para lembrar que a conta está em atraso.