Criar apresentações eficazes requer alguma dedicação e investimento de tempo por parte do apresentador. Mas com técnicas certas, é possível conseguir ótimos resultados sem grandes esforços. Uma apresentação precisa captar e reter a atenção da audiência e ajudá-lo a “vender” sua ideia, produto ou projeto. Uma empresa brasileira de apresentações, a SOAP (State Of the Art Presentations), que pode ser traduzido como Apresentações no Estado da Arte, nos enviou algumas dicas excelentes para conseguir uma apresentação eficaz mais rapidamente. Confira abaixo.
Índice
1º Conheça a sua Audiência
Saiba quais são as suas características, o que já sabem do assunto, o que querem saber, qual o problema que pode ajudar a resolver, qual a faixa etária do público.
2º Defina um Objetivo Claro
A sua apresentação deve ter um objetivo que seja claro e que seja atingível. O objetivo é, em suma, o que quer que a sua audiência faça, pense ou sinta no final da apresentação.
3º Crie um Guia
Comece apontando os pontos principais dos assuntos que tem necessariamente de abordar durante a apresentação. Use esta lista como guia para a criação do seu roteiro ou da sua história.
4º Prepare a Criação do Roteiro
Você está prestes a criar um roteiro que deverá ser baseado em uma história que vá de encontro às expectativas e aspirações da sua audiência. Responda a seguinte questão: Como é que o que vou apresentar vai impactar a vida da minha audiência? Os dois ingredientes base da sua história devem ser: argumentos lógicos que apelem à razão, e emoção que apele ao sentimento da sua audiência.
5º Crie uma História Impactante
Uma história impactante divide-se em três atos.
Ato I – Serve para despertar o interesse da audiência, expor a ideia principal da apresentação. Deve ser surpreendente, ou inquietante para captar a atenção da audiência desde os primeiros minutos.
Ato II – É o corpo da história, onde é desenvolvida a ideia principal e onde são apresentados os argumentos lógicos. Neste segundo ato é onde deve existir o clímax, ou o pico de emoção da história.
Ato III – Nesta última fase devemos fechar a história em direção ao objetivo pretendido. É aqui que repetimos a ideia principal da apresentação e esta passa a fazer todo o sentido para a audiência.
6º Crie a Identidade Visual da sua Apresentação
A identidade visual é o look and feel da sua apresentação. Nesta fase deverá estudar a sua marca e a ideia ou produto que irá apresentar. Escolha 3 ou 4 cores da sua apresentação, os 2 ou 3 tipos de fonte que irá utilizar, o tipo de imagens e de elementos gráficos. Lembre-se que todos os elementos devem fazer sentido juntos para ajudá-lo a passar a sua mensagem.
7º Faça o Design dos Slides
Agora passe para o design dos slides. Nesta fase terá que escolher as palavras ou frases que irão constar em cada um dos slides. Evite muitos bullet points ou frases longas. Opte por imagens grandes e impactantes e uma ou duas palavras-chave por slide.
Vale lembrar que na criação de slides você mesmo pode fazer, já a otimização de e-commerces é necessário ajuda de profissionais.
A grande vantagem dos slides é que no meio do conteúdo é possível fazer a divulgação do seu e-commerce.
Lembre-se: Otimizar uma loja virtual não é tarefa fácil! É necessário ter o apoio de uma agência de e-commerce, visto que a mesma é especialista nisto.
Então, quando for criar seu slides só coloque o endereço do seu e-commerce, caso o mesmo já esteja otimizado e preparado para conversão.
8º Treine Muito
Chegou o momento de treinar e treinar muito. O nervosismo em apresentações vem muitas vezes da falta de preparação do apresentador, por isso dedique uma boa parte do seu tempo a treinar para a sua apresentação. Em frente ao espelho, com uma ou duas pessoas da sua confiança.
9º Linguagem Não-Verbal
Atente-se a sua linguagem não-verbal, pois esta tem um grande impacto na eficácia ou não da sua apresentação.
10º Ultrapasse o Medo de Falar em Público
Por fim, mesmo tendo todo o trabalho bem feito há pessoas que não conseguem ultrapassar o seu medo de falar em púbico.