O Marketing de Conteúdo é um dos principais pilares do Marketing Moderno. Atualmente, a divulgação de uma empresa, produto ou serviço se concentra principalmente no público e suas necessidades de forma sutil e menos invasiva.
E esse é exatamente o objetivo da estratégia do Marketing de Conteúdo. Com um orçamento muito mais enxuto é possível não só chamar a atenção de uma grande quantidade de pessoas, mas também conectar-se com o seu público, ajudando-os com conteúdos relevantes sobre a sua área de atuação.
Tudo isso, confere à empresa ou profissional status de autoridade e relevância no mercado.
Continue lendo para saber como aplicar o Marketing de Conteúdo no seu dia a dia!
Índice
Por que criar uma estratégia?
Assim como em todas as áreas de um negócio, nada funciona se não for bem planejado. É por meio de um bom planejamento que você conhece o terreno em que está pisando e consegue traçar estratégias certeiras para alcançar o sucesso.
Quando se trata de Marketing de Conteúdo o princípio é o mesmo. Para garantir que você está falando com as pessoas certas e conseguir um ótimo retorno com seus conteúdos não basta produzir materiais bem feitos, é preciso, também, inseri-los em um planejamento bem estruturado.
A seguir, separamos algumas dicas que te ajudarão a começar sua estratégia.
Crie uma persona
A persona é uma representação fictícia do seu cliente/espectador ideal, que irá representar o seu público como um todo.
Enquanto o público-alvo é mais abrangente e, por isso, tem conteúdos mais genéricos, a persona requer a especificação de nome, profissão, composição familiar, entre outras informações.
Essas informações são adquiridas por meio de pesquisas e avaliações feitas pela equipe de marketing.
Com uma persona definida você é mais certeiro ao produzir os conteúdos certos, no momento certo e para as pessoas certas. Além disso, a persona permite a abordagem de assuntos mais amplos e mais longe do seu produto.
Para criar uma persona é preciso montar uma ficha com as seguintes informações:
- Nome
- Foto
- Dados profissionais (salário, cargo, empresa)
- Desafios do dia a dia
- Como usar empresa pode ajudar
- Dados pessoais (idade, desejos, desafios, família, etc.)
- Mini biografia
Trace metas
Após criar a sua persona e, assim, conhecer melhor o seu mercado você já tem o seu ponto de partida. Entretanto, é impossível criar um planejamento estratégico sem saber qual é um objetivo.
Já imaginou o que seria do capitão de uma embarcação com um mapa sem destino final? Ele provavelmente não chegaria a lugar nenhum, não é mesmo?
Pois bem, no Marketing de Conteúdo funciona do mesmo jeito. Por isso, antes de efetivamente começar a produzir estabeleça seus objetivos e trace metas para que eles sejam alcançados.
Esses objetivos podem incluir aumentar a visibilidade da marca, gerar mais leads, aumentar o tráfego no seu blog, entre outros.
Exemplo
Para simplificar melhor esse tópico, imagine a seguinte situação.
Um blog sobre odontologia fez um texto sobre aparelho ortodôntico destinado a adolescentes. O objetivo é aumentar o tráfego no site e o número de downloads de um ebook sobre o tema.
Para acompanhar o quanto falta para esse objetivo ser alcançado eles estão monitorando quantas pessoas estão entrando na página do conteúdo. A mata aqui é que mais pessoas cheguem neles por meio da palavra-chave aparelho transparente preço, já que ela é a mais procurada por aqueles que pesquisam sobre o tema.
Funil de vendas
Algo que você precisa entender sobre essa área do Marketing é que quase sempre o seus conteúdos não irão mencionar diretamente sua empresa/produto/serviço.
Isso porque, o Marketing de Conteúdo se baseia na jornada de compra dos clientes, o que significa que os conteúdos funcionam como incentivadores, educadores e influenciadores e não como vendedores.
O seu objetivo é guiar o leitor até o momento da decisão de compra e não vender logo de cara. Lembre-se que no começo da jornada o seu cliente nem sabe que tem um problema a ser resolvido.
Veja como funciona o funil de vendas e sua três etapas:
Topo do funil
Essa é a fase em que a pessoa descobre que tem uma necessidade. Ela não quer comprar nada, contratar ninguém e nem fazer negócio, ela só quer saber se tem um problema.
Por isso, você irá produzir conteúdos mais amplos que expliquem os problemas e ajudem as pessoa a entenderem e identificarem suas necessidades.
Essa é a etapa em que serão produzidos mais conteúdos. Em contrapartida, o foco na conversão será menor.
Por meio dos conteúdos topo de funil o blog irá criar uma audiência recorrente e ter o seu próprio público.
As características de conteúdos topo de funil são:
- Alto volume;
- Baixa conversão;
- Traz visibilidade para a marca (alto alcance);
- Fácil consumo, com poucas barreiras (preenchimento de formulários e compartilhamentos, por exemplo).
Imagine que o blog odontológico do exemplo anterior pertence a uma clínica especializada em tratamentos estéticos que quer aumentar a procura por clareamento dental.
Um exemplo de conteúdo topo de funil seria: “Confira os alimentos que deixam os seus dentes amarelos”
Meio do funil
O meio do funil é a etapa de consideração, em que as pessoas já sabem que tem um problema e estão pesquisando para descobrir as melhores soluções para resolvê-lo.
Por isso, o foco aqui está em conteúdos que tirem as suas dúvidas. Esse ainda não é o momento de vender nada, pois as pessoas estão procurando soluções e não fornecedores. Sendo assim, evite falar da sua marca e seus benefícios.
As características de conteúdos meio de funil são:
- Foco em conversão;
- Médio volume;
- Algumas barreiras de consumo.
Para o meio do funil o blog dos exemplos anteriores irá produzir conteúdos sobre os tipos de clareamento dentário.
Fundo do funil
Chegou a hora de falar sobre seus produtos. Esse é o momento em que a pessoa irá decidir onde comprar.
É o momento em que o visitante do blog odontológico irá procurar por clareamento dental preço na internet. Por isso, já se pode falar do consultório e até mostrar depoimentos de pacientes que fizeram o procedimento.
As características de conteúdos fundo de funil são:
- Foco na qualificação e conversão;
- Convencionamento de compra;
- Baixo volume;
- Auxílio ao time de vendas.
Estude SEO
Para ter sucesso com o Marketing de Conteúdo você enfrentará concorrência na internet. Isso porque, atualmente há muitas pessoas e empresas produzindo conteúdos nos meios digitais.
Por isso, parte do seu trabalho será otimizar os conteúdos para que eles apareçam na primeira página dos buscadores e, assim, tenham mais chances de serem acessados.
Isso é feito por meio do SEO, um conjunto de técnicas que adequam os conteúdos aos critérios de relevância dos motores de busca.
Estude as técnicas de SEO e aprenda como utilizar recursos, como palavras-chave, Title Tag, link building, entre outros.
Dessa forma, você não corre o risco de ter seus esforços jogados fora por não conseguir que seus conteúdos sejam encontrados pelas pessoas.
Mão na massa!
Com esse texto você pôde aprender um pouco mais sobre o Marketing de Conteúdo e suas ferramentas. No entanto, é importante ressaltar que essa área do marketing tem muitos recursos e formas de ser aplicada.
Por isso, continue estudando e fique de olho nas mudanças tecnológicas que agregam ainda mais para a divulgação da sua marca.