Investir em um site otimizado é vital para conseguir boa exposição na internet. Mas, ele deve vir acompanhado de estratégias de Search Engine Marketing para ser encontrado por mais pessoas.
Os motores de busca virtual, como Google e Yahoo, se baseiam em algumas características para definir a relevância de cada página da web.
Existe uma infinidade de páginas na internet e nem todas elas estão indexadas nos buscadores.
Isso acontece porque somente páginas otimizadas são passíveis de serem indexadas.
Neste texto mostraremos os principais pontos do SEM, os detalhes deste conceito, como ele deve ser empregado e as principais estratégias de marketing digital atreladas a ele.
Índice
Conhecendo o Search Engine Marketing (SEM)
O marketing para mecanismos de busca tem um objetivo claro, otimizar sites para que eles apareçam no topo das buscas, seja de maneira orgânica ou paga.
O conceito se divide em dois conceitos individuais, as estratégias de SEO e os links patrocinados.
Search Engine Optimization
As técnicas de SEO, sigla para otimização para motores de busca, consistem em práticas relacionadas ao aumento de tráfego de determinados sites.
Na hora da indexação, os algoritmos do Google precisam dar prioridade a páginas mais consistentes, já que o volume de novos sites é muito alto.
Para isso, ele rastreia detalhes como:
- Originalidade do conteúdo;
- Meta descrição;
- Título;
- Uso de palavras-chaves de alta densidade.
As estratégias de SEO são muito abordadas na área do inbound marketing, tamanha é a eficiência delas.
Links patrocinados
Os links patrocinados aparecem no topo e no final dos resultados do Google, assim como em redes sociais, blogs e meios de comunicação derivados.
Portanto, essa é uma forma de conseguir exposição por meio de mídia paga e é extremamente eficiente.
Não é difícil explicar como anunciar no Google Ads é a principal fonte de renda do Google desde os anos 2000.
As empresas que investem na ferramenta de anúncios do Google conquistam resultados impressionantes.
Aplicando o SEM
Como foi apontado no tópico acima, o SEM se divide entre as estratégias de SEO e os links patrocinados.
Sendo assim, vamos detalhar as principais ações relacionadas às duas partes agora, confira.
Estratégias de SEO
Há estratégias de SEO ligadas a ações dentro da página (SEO on page) e estratégias de SEO ligadas a ações fora da página (SEO off page).
No SEO on page, é fundamental investir na otimização do site para garantir uma boa navegabilidade.
Essa otimização inclui soluções de webdesign e adequação a aparelhos móveis, como celulares e tablets.
O conteúdo produzido deve ser totalmente original e verdadeiramente relevante, de acordo com a intenção manifestada pelo título do post.
Isso significa usar palavras-chaves de forma orgânica e contextualizada e entregar o que o título promete.
Por fim, redigir uma meta descrição atrativa e uma URL amigável também são pontos importantes do SEO on page.
No SEO off page, o link building é determinante para aumentar o rankeamento do seu site.
A ideia é disponibilizar links internos e externos nos posts, tanto para melhorar a experiência do usuário, quanto para sinalizar que o site possui relação com outros domínios.
Os guest posts e as campanhas de co-marketing tem o mesmo propósito e também são importantes.
Estratégias de links patrocinados
No contexto dos links patrocinados, é importante desenvolver uma segmentação certeira para alcançar o público certo.
Procure captar dados da base de clientes a partir da disponibilização de conteúdos ricos, como:
- E-books;
- Webinars;
- Planilhas;
- Vídeos exclusivos.
Obtendo o nome, a localização e a idade dos interessados, por exemplo, é possível segmentar uma campanha de anúncios virtuais muito bem.
Os anúncios devem chamar a atenção dos usuários sem necessariamente atrapalhar a navegação dele.
A internet possui inúmeras distrações, por isso é fundamental desenvolver peças publicitárias que realmente agreguem valor à marca.
É interessante ressaltar que também existem ferramentas de programação de anúncios em redes sociais, como o Twitter Ads e o Facebook Ads.
Analise o comportamento e os interesses da sua persona para escolher o site que melhor se adequa às intenções do seu empreendimento.
Considerações finais
As estratégias de Search Engine Marketing estão na vanguarda do marketing digital.
Ser visto, lido ou ouvido na internet é um ponto tão importante quanto produzir conteúdo de alta qualidade. Mas apenas a qualidade do conteúdo não é o bastante.
Por isso, fique a par dessas e outras estratégias para maximizar seu posicionamento na web.