Investir em marketing digital para clínicas odontológicas é uma das melhores opções para atrair e fidelizar pacientes. Por meio dele, é possível criar autoridade nas redes, mostrando que sua clínica entende do assunto e, além disso, transmitir confiança.
A alta concorrência não permite que as clínicas continuem contando apenas com indicações de pacientes atuais, pois isso pode acabar não trazendo a uma quantidade boa de pacientes, fazendo com que a feche as portas muito em breve.
Se você quer entender como trazer mais pacientes para a sua clínica utilizando as estratégias de marketing digital, continue lendo este conteúdo.
Índice
Marketing Odontológico
Marketing Digital para clínicas odontológicas nada mais é do que um conjunto de estratégias voltadas para odontologia.
O principal objetivo dele é construir uma boa presença na internet com a ajuda de alguns canais, como redes sociais, blog, anúncios no Google, entre outros.
E para isso tudo funcionar, é preciso elaborar um planejamento bem estruturado contendo o perfil dos pacientes que a clínica deseja atingir, as oportunidades de mercado e os diferenciais que a clínica oferece.
A daí será possível entender qual tipo de linguagem utilizar, quais os melhores canais para investir e quais as melhores estratégias.
Agora que você já entende sobre marketing odontológico e a importância de estar presente da internet, veja as melhores estratégias de marketing digital para clínicas odontológicas:
Site
Ter um site institucional é algo essencial para sua clínica. Lá as pessoas poderão acessar para encontrar informações importantes como por exemplo, quais procedimentos e convênios odontológicos a clínica oferece.
Além disso, é possível inserir outras informações importantes como telefone, endereço, horários de atendimento, corpo clínico, suas redes sociais, seu blog e também disponibilizar um chat ou um número de WhatsApp para contato.
Blog
É possível investir em marketing de conteúdo utilizando algumas ferramentas, mas o blog é a melhor delas.
Não é segredo para ninguém que, quando as pessoas desejam comprar algum produto ou serviço, a primeira coisa que elas fazem é pesquisar na internet, certo? Aí que está!
O objetivo principal da técnica é atrair o potencial cliente por meio de conteúdos que sejam relevantes para ele.
Então, que tal produzir conteúdos com palavras-chave que estão de acordo com o que seu público procura?
Você pode investir em diversos termos como: implante dentário, clareamento dentário, dentista convênio, aparelho ortodôntico transparente ou lente de contato dente.
Tudo vai depender dos serviços que a sua clínica oferece. Assim, os conteúdos chegarão diretamente às pessoas que têm grande probabilidade de se tornar o seu cliente.
Redes Sociais
Hoje em dia quem é que não fica de olho nas redes sociais?
A grande maioria das pessoas estão conectadas todos os dias e, para que você esteja em constante interação com seus clientes, é essencial estar presente nesses meios também.
No entanto, antes de pensar em investir em todas as mídias sociais, pense primeiro na sua persona e em quais as principais redes ela está.
Assim, você consegue criar conteúdos e estratégias que terão maior engajamento e, por consequência, maior visibilidade.
Só não se esqueça de dar uma olhadinha no Conselho Federal de Odontologia (CFO). Lá ele disponibiliza em seu Código de Ética o que é considerado legal ou não quando o assunto é serviços da área da saúde odontológica.
Google Ads
O Google Ads é uma ótima ferramenta do Google para divulgação em formato de campanhas.
Eles aparecem nos resultados de busca quando as pessoas pesquisam por algum termo e a clínica paga pelos cliques que recebe nos anúncios.
É possível escolher a região demográfica que o anúncio vai aparecer, então, a estratégia acaba sendo vantajosa pois atinge exatamente o público daquela região.
Para ficar mais fácil de entender, veja o exemplo abaixo:
Gabriela mora na Vila da Saúde, zona sul de São Paulo, e quer contratar um convênio odontológico para cuidar da sua sua saúde bucal sem gastar muito.
Ela pesquisa exatamente pelo termo “convênio odontológico” no Google e encontra alguns resultados próximos a sua residência de acordo com sua busca.
Com o Google Ads é possível atrair as pessoas certas! Por isso, vale muito a pena investir na estratégia!
Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita e fácil de usar do Google. Ela é mais do que essencial para as empresas e organizações, pois permite que elas gerenciem sua presença on-line.
Basicamente, quando você coloca todas as informações da sua clínica odontológica no Google Meu Negócio, quando uma pessoa procura por você ela consegue ter acesso a essas informações.
E essas informações nada mais são do que o seu endereço, telefone e horários de atendimento, por exemplo. Outra coisa muito importante é que os seus pacientes conseguem publicar avaliações sobre a sua clínica.
Por isso, além de estar bem na internet, é preciso sempre oferecer o melhor atendimento!