Gestalt: Mudando seu ponto de vista

, Design Gráfico

Alguns psicólogos teóricos perceberam padrões de percepção visual que chamaram de Gestalt. Esses modelos são um ramo da psicologia que auxilia muito os criativos que trabalham utilizando aspectos visuais, como os designers e publicitários, tornando o estudo dessa teoria fundamental para os profissionais dessas áreas e áreas afins.

A Gestalt é uma escola de psicologia fundamentada no fenômeno da percepção visual, onde as motivações para os acontecimentos fisiológicos na retina e no cérebro são fenômenos distintos. Segundo a Gestalt não vemos pontos isolados e sim relações, pois nosso cérebro entende a semelhança global e tende a organizar as formas de maneira mais coerente e unificada.

 

Leis do Gestalt

As leis do Gestalt são o embasamento teórico a um sistema de leitura e percepção visual, que proporciona a analise e a interpretação da forma do objeto e de como ele se relaciona com os demais elementos da composição visual como na imagem abaixo onde conseguimos ver uma árvore em preto e o perfil de um felino e de um macaco em branco (no espaço negativo).

Quais são essas leis?

As leis fundamentais do Gestalt são:

  1. Unidade
  2. Segregação
  3. Unificação
  4. Fechamento
  5. Continuidade
  6. Proximidade
  7. Semelhança
  8. Pregnância

Essas oito leis são fundamentais para entender como o ser humano percebe os objetos, as propagandas e as formas. Perceber como isso acontece é muito importante para fazer um trabalho coeso e alcançar o objetivo principal de maneira consciente dos elementos usados em seu projeto.

A partir das próximas postagens vamos entender cada uma das leis do Gestalt. Vamos ver como elas podem te ajudar a turbinar o seu trabalho adequando a estrutura, a forma aos objetivos propostos seja por você, ou por um potencial cliente.

Dúvida, sugestão, elogios, criticas ou pedidos de conteúdo deixa nos comentários que responderemos em breve!

Comente pelo Facebook