12ª Bienal Brasileira de Design Gráfico

, Evento

Entre os dias 4 de agosto e 10 de setembro, Brasília sediará a 12º edição da Bienal Brasileira de Design Gráfico, o principal evento da área no país, que comemora 25 anos de existência em 2017. A mostra é gratuita e aberta ao público e será realizada na CAIXA Cultural Brasília.

A vinda para a capital federal representa um reconhecimento da qualidade e do crescimento do movimento do design da cidade. “Este momento serve para refletirmos as conquistas do design, discutirmos rumos e traçar planos. Aqui conseguimos promover um intenso diálogo entre inovação, empreendedorismo, cultura, desenvolvimento econômico, sustentabilidade e sociedade”, afirma Bruno Porto, coordenador do Curso de Design Gráfico do Centro Universitário IESB e curador da Bienal.

 

Capas Série Vaga-Lume (Marcelo Martinez | Laboratório Secreto) – Imagem: Divulgação

 

Ao todo foram 1.391 trabalhos inscritos de todo o país. Desses, 500 foram selecionados para a 12ª Bienal Brasileira de Design Gráfico, por uma comissão formada por 90 designers de 20 países do mundo. Todos os eleitos constarão do site do evento e do catálogo com 560 páginas publicado pela Editora Blucher.

A mostra na CAIXA Cultural Brasília terá 50 peças, destacadas pelos jurados por qualidades como inovação, excelência técnica e sustentabilidade. “Além de design gráfico, também foram selecionadas projetos de design de produtos, de moda, mídia interativa, quadrinhos, publicidade e arquitetura. Para premiá-los, faremos uma cerimônia dia 05/08, no campus IESB Norte”, destaca Porto.

 

Cartaz Chá com Cartas (Estúdio Lampejo) – Imagem: Divulgação

 

Em 11 edições já realizadas pela Associação dos Designers Gráficos – ADG Brasil, a Bienal reuniu, registrou e expôs cerca de 3.000 projetos de design para um público calculado em quase 300.000 pessoas de 50 países. “O design gráfico é transversal a todos os setores e cria um interesse em todas as áreas do conhecimento. Então, a Bienal acaba sendo um grande evento de todo o design brasileiro”, ressalta o curador. Esta 12ª edição é uma co-realização da ADG Brasil com a Adegraf – Associação dos Designers Gráficos do Distrito Federal.

 

Embalagens Cervejaria Bohemia (Colletivo Design) – Imagem: Divulgação

 

Programação Paralela

Outras mostras ligadas ao Design Gráfico serão apresentadas na CAIXA Cultural Brasília no mesmo período: a Sétima Bienal de Tipografia Latino-Americana Tipos Latinos, que reúne 76 projetos de fontes digitais desenvolvidos por designers de 14 países da América Latina e a exposição Primeiras Impressões, idealizada pelo premiado designer paulistano Gustavo Piqueira, abordando a cultura gráfica do século XVI e sua influência na criação do imaginário do Brasil como país.

A programação paralela do evento inclui uma palestra do renomado tipógrafo argentino Ale Paul, abrindo o Ciclo de Palestras Tipos Latinos no Iesb (quinta-feira, 3 de agosto) e segue com a realização da Conferência Design Gráfico Brasil 2017 (sábado, 5 de agosto), o Encontro Nacional de Tipografia DiaTipo Brasília (domingo, 6 de agosto), o I Seminário Internacional Design & Cultura (segunda, 7 de agosto), o Behance Portfolio Review – Edição Especial da Bienal (sábado, 2 de setembro), o II EnQuadrinhos – Encontro de Quadrinhos de Brasília (segunda, 4 de setembro) e o RDesign Brasília 2017 – Encontro Regional de Estudantes de Design Centro-Oeste/Minas Gerais (7 a 10 de setembro), além de workshops e lançamento de publicações.

 

Serviço:
12ª Bienal Brasileira de Design Gráfico
04 de agosto a 10 de setembro de 2017
Terça a domingo, das 9h às 21h
CAIXA Cultural Brasília
Programação completa em www.bienaladg.org.br
Entrada gratuita

Comente pelo Facebook