Rebrand do History: Uma poderosa linha vermelha

, Branding

Lançado em 1995, o History (sem o complemento “Channel” que não é mais usado desde 2008) é um canal de televisão que oferece séries e especiais que “conectam telespectadores com a história de uma forma informativa, imersiva e divertida”. Originalmente exibindo documentários e séries de ficção histórica, o History mudou-se para a realidade da televisão (como qualquer outro canal fez na década de 2000), e agora está emergindo como mais um canal a cabo com impressionantes dramas como Vikings e Six, por exemplo.

No mês passado, o canal History introduziu uma nova identidade e um novo pacote videográfico projetado pela DixonBaxi, de Londres, no Reino Unido.

 

history-rebrand-1

history-rebrand-2

history-rebrand-3

history-rebrand-4

 

No ar, a tipografia ganha vida através de uma abordagem cuidadosa que resulta em um movimento da cadência da fala, permitindo que o tipo ora apareça e se comporte devagar e suavemente como se a voz fosse tranquila e pacífica, ora apareça em rápido e em tamanho grande e rápido, com uma voz de impacto.

Por mais que diversos estilos de tamanho, alinhamento e pesos dos tipos sejam usados, todos estão perfeitamente unificados em uma identidade visual coerente.

 

history-rebrand-5

 

history-rebrand-6

 

No entanto o resultado final para o espectador assistindo em seu sofá, será a percepção de letras brancas e vermelhas piscando na tela. As relações diretas com os conceitos de narrativa dificilmente será percebido, mas isso é bom porque o tipo branco e vermelho piscando na tela salta aos olhos e gera impacto visual.

 

A Linha Vermelha

O melhor e talvez mais importante elemento visual dessa identidade é a linha vermelha fina, que serve literalmente como o fio unificador através de todo o pacote visual videográfico.

Ela surge do alto, do fundo, dos lados e funciona como um suporte para o logotipo e para os títulos, frases e elementos tipográficos exibidos durante a programação, tudo de uma maneira elegante que ajuda a definir a hierarquia na tela.

 

history-rebrand-7

history-rebrand-8

history-rebrand-9

history-rebrand-10

history-rebrand-11

history-rebrand-12

history-rebrand-13

 

A linha vermelha também auxilia a marca nas mídias sociais e nos materiais impressos do canal. Ela funciona como uma elemento fundamental da nova identidade que interliga a comunicação online (tv e internet) com a comunicação no mundo físico (cartazes e impressos, por exemplo). E, além disso, ela também possui, em certos usos, o significado de linha do tempo, quando o layout exibe algum fato histórico relevante.

 

history-rebrand-14

history-rebrand-15

history-rebrand-16

history-rebrand-17

history-rebrand-18

history-rebrand-19

 

Outro elemento do projeto é a transformação do ícone “H”. Que, pela sua relevância para o canal, é o tipo de elemento que um cliente lhe diz que tem que ficar como está.

Frente a isso, a DixonBaxi foi além e o transformou em um dispositivo reflexivo que faz o uso criativo da estrutura facetada do logotipo e traça todos os tipos de coisas nele, como chamas de fogo, vidro quebrando, etc., enquanto ele move-se e gira.

 

history-rebrand-20

history-rebrand-21

 

Esta é a nova identidade visual videográfica do canal History. O que você achou? Conta pra gente nos comentários, queremos ouvir sua opinião sobre a identidade e sobre o que analisamos aqui.

Comente pelo Facebook