Rebrand do Activia: Uma ligatura inesperada

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Lançado em 1987 na França, o Activia é uma marca de iogurte com uma significativa porção de bactérias probióticas. Apesar de parecer horrível, são culturas vivas que contribuem para a saúde do seu aparelho gastrointestinal e sistema imunológico. Propriedade do Grupo Danone (“The Dannon Company” nos EUA) o Activia está disponível em mais de 70 países e é um dos principais produtos probióticos no mercado.

Talvez você não saiba, mas lá nos Estados Unidos a marca Danone se escreve Dannon. O motivo é que assim, evita-se erro na pronúncia correta da marca.

No ano passado, a Activia lançou um novo logotipo e embalagem projetado pela Futurebrand. Na descrição do projeto, a Futurebrand conta: “Revisitamos todo o ecossistema da Activia, incluindo a concepção de uma marca renovada, um tom revisado da sua cor verde primária e uma nova estrutura de embalagens e estilo fotográfico. O design relata visualmente uma história no coração do novo posicionamento da Activia: a síntese da ciência e da natureza, da mente e do núcleo, da saúde e do prazer.”

 

Um dos elementos-chave criado é o novo ícone da marca. O ícone serve como a chave para o design da embalagem, criando a nova estrutura para toda a gama de produtos. Todos os elementos visuais unem-se no epicentro sob a forma de um feixe radiante ascendente de luz que surge de dentro. Este elemento também foi usado no design das embalagens.

Por fim, vamos a análise do logotipo. A nova solução manteve certas características, como o uso de caixa alta e caracteres sem serifas. No entanto agora o logotipo perde a distorção curva na parte superior das letras, perde peso também, e ganha uma ligatura nunca antes vista: a junção do “I” com o “A”. Tão genial quanto o fato de que as duas letras “A” possuem suas barras espelhadas (repare no cross bar do caractere).

 

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