Open Design: Rebrand da Mozilla

, Branding

Em meados do ano passado, a Mozilla, empresa responsável pelo browser Firefox, começou a preparar um rebranding, porém decidiu fazê-lo com a ajuda da comunidade da internet, abrindo-se a sugestões de todos em um processo que foi chamado de “Open Design”.

Ela contratou uma agência de Londres chamada Johnson Banks, que fez sete identidades primárias. A comunidade ajudou a escolher qual logo era mais legal, bonito, adequado e que se encaixava mais com a cultura da Mozilla e tudo o que ela representava.

O fato do projeto ser aberto, tem lógica para uma empresa que faz do open source o seu principal pilar. O processo envolveu diversas etapas, incluindo a seleção dos logotipos finalistas e, posteriormente, uma lista reduzida a quatro opções. O futuro logo da Mozilla só seria revelado em janeiro desse ano. E o resultado você confere abaixo.

 

mozilla-1

mozilla-2

 

O logo é uma derivação de um dos candidatos iniciais mostrados pela Mozilla, chamado “Protocol”. Assim, parte inicial do projeto foi aberta ao público e a parte final foi concluída pelos designers da Mozilla.

A nova identidade inclui uma tipografia serifada que faz lembrar o Courier e outros tipos de letra associados a programação. A tipografia usada foi desenhada por um estúdio holandês especializado em fontes, o Typotheque, em exclusivo para a Mozilla. No logotipo, uma parte do nome “Mozilla”, concretamente o “ill”, foi substituído por “://”, já que esses caracteres são universais e remetem à uma das bases mais fundamentais da internet que é a URL (“http://”).

 

mozilla-3

mozilla-4 mozilla-5 mozilla-6 mozilla-7 mozilla-8

mozilla-10 mozilla-9

 

Segundo a descrição do vídeo (veja abaixo), o processo ainda não acabou: o feedback da comunidade vai ajudar a definir as guidelines do logo, que podem seguir ou não as sugestões de cores mostradas no vídeo.

 

 

O novo logo pode até causar um estranhamento inicial, porém faz muito sentido e é uma ideia bem genial. Lendo os conceitos e os comentários da comunidade, dá para compreender melhor seus significados, de uma das empresas que mais respeitam o usuário e principalmente uma das que mais lutam por uma internet livre.

Comente pelo Facebook