Jaune e a Vida Secreta dos Trabalhadores Municipais

, Ilustração

Jonathan Jaune Pauwels é um artista intervencionista urbano, e é em Bruxelas onde ele vive e expõe seus trabalhos. Sua arte baseia-se no paradoxo do visível e do invisível, e ele usa como personagem principal para suas obras os trabalhadores que tem como função manter as cidades limpas, conhecido aqui no Brasil como garis. O mais interessante é que o artista já passou pela experiência de manter as cidades limpas.

Jaune observou que essas pessoas, além de desempenharem um importante serviço público, estão no fundo do nosso ambiente urbano fazendo com que fiquem invisíveis perante os outros residentes de tal cidade. A partir de 2011 o artista decidiu “libertar” essas pessoas e então passou a criar personagens baseando-se em tais profissionais, colocando tais como símbolos da cidade e, através do humor critico, os espalhou cidade afora.

Imaginando como seria uma vida secreta dos trabalhadores públicos, o artista criou pequenas ilustrações e as distribuiu pela cidade de Bruxelas, na Bélgica, e de uma forma engraçada ele expõe como esses trabalhadores encaram a sua vida secreta.

 

source

01

02

06

07

08

10

11

20

19

18

17

Conheça mais do trabalho magnífico de Jaune aqui.

Comente pelo Facebook