Como foi a 1ª edição do The Creative Thinker

, Evento

No último fim de semana, durante os dias 5 e 6 de novembro, a cidade de Belo Horizonte e suas ladeiras recebeu o The Creative Thinker, um evento focado para designers, publicitários, freelancers, empreendedores, tipógrafos, ilustradores, e todos os tipos de criativos!

O The Creative Thinker, organizado pelo Amarelo Criativo, trouxe para BH, em sua primeira edição, um olhar voltado para o mundo criativo e empreendedor, abordando desde quadrinhos até o graffiti, passando também pelo universo do mixed reality e das redes sociais. Foram, ao todo, 8 renomados palestrantes compartilhando suas experiências, dando dicas de sucesso e apontando caminhos promissores.

O evento teve também muita oportunidade de networking, com espaços para a galera se conhecer e socializar, tudo isso em uma atmosfera acolhedora e intimista. Máquinas de fliperama, cafés, área de mini-talks e muitos workshops fizeram desse evento um verdadeiro sucesso. Nós do 100% Design fizemos toda a cobertura durante o evento em nosso Instagram. Se você quer ver mais detalhes corre lá e segue a gente!

 

Palestras do 1º dia

No 1º dia, logo cedo às 10h00, a primeira palestra foi com a Becca Prado e o Vitor Cafaggi, com o tema “Ilustração nos cenários dos quadrinhos”. Eles deram diversas dicas sobre o mundo dos quadrinhos e compartilharam suas experiências.

“O processo de fazer quadrinhos vai muito além dos desenhos, é preciso saber contar histórias através dos desenhos. Também saiba equilibrar críticas e elogios, mas mais importante do que isso é confiar nos seus instintos.”

tct-cobertura-palestra-1

Logo após o almoço, foi a vez da palestra da Casa dos Quadrinhos, sobre “Narrativas Visuais Transmídia”. Na palestra do Cristiano Seixas, a palavra-chave era consistência, onde ele destacou que “você não precisa ser roteirista profissional, ator, diretor de arte ou desenhista para criar seus personagens, basta ser criativo e consistente.”

tct-cobertura-palestra-2

Às 14h50, a Natália Boaventura trouxe a palestra “Como o monitoramento pode te ajudar a obter insights de conteúdo”, onde ela deu dicas importantes. Destacamos algumas:

  • Monitorar o público e saber o contexto em que a sociedade vive.
  • Evitar e saber gerenciar crises de imagem.
  • Acompanhar os movimentos do mercado.
  • Mapear a percepção do público sobre uma campanha, um produto ou um evento.
  • Identificar insights estratégicos e possíveis tendências de consumo e comportamento.

E para fechar as palestras do dia, o Guilherme Encinas, da Hebe Design (parceiro do 100% Design) falou sobre “Como se tornar uma referência no mercado de design gráfico e freelancer através das redes sociais”, com dicas sensacionais para todos os presentes. Logo após ele participou de um bate-papo informativo e divertido com a Thalita Lefèr do Amarelo Criativo, onde eles falaram sobre o mundo do freelancer, encerrando o 1º dia do evento.

tct-cobertura-palestra-3

tct-cobertura-palestra-4

 

Palestras do 2º dia

No domingo não teve preguiça, muito pelo contrário, o evento estava ainda mais cheio de gente criativa para aproveitar cada minuto das atividades do dia. A primeira palestra foi com o Nilo Zack sobre “Graffiti no atual cenário criativo”. Entre muitas coisas, ele destacou a importância da sensibilidade que o designer deve ter ao olhar a arte e ver os seus potenciais.

Após o almoço hora da palestra da Adobe Brasil (sim, a Adobe estava no evento!), com tudo sobre os softwares mobile. Além disso, duas pessoas sortudas foram sorteadas e levaram 1 ano de assinatura grátis do pacote Creative Cloud completo!

tct-cobertura-palestra-5

Em seguida, Ronaldo Gazel, da Founders, falou sobre mixed reality, realidade aumentada, novas tecnologias, wearable devices, e tudo de mais futurista que você possa imaginar!

“O universo tecnológico não para de se transformar e os potenciais de realidade mista são infinitos.”

tct-cobertura-palestra-6

E para finalizar o evento, a última palestra foi com a Ovelha Negra, contando como foi possível animar 50 minutos em 50 dias. Simplesmente uma imersão na jornada do herói, e sua aplicação em um mega projeto do estúdio.

 

Workshops e Mini-Talks

Além das palestras, também tinham workshops (eram quatro por dia) em diversos horários para atender a todos os participantes. Aquarela, Caligrafia, Encadernação e Empreendedorismo eram os temas abordados em cada mesa, fazendo os participantes colocarem a mão na massa. Ainda teve workshops extras, um em cada dia, oferecidos pela Casa dos Quadrinhos e pelo Faísca.

tct-cobertura-workshop

E foram 13 mini-talks ao todo, o que enriqueceu o evento com ainda mais conteúdo como Produção Gráfica, UI Design, Produção de conteúdo, Ilustração, Moda, Processos editoriais, e muito mais!

tct-cobertura-minitalk

O The Creative Thinker foi, sem dúvida alguma, um evento impactante e transformador, e que colocou Belo Horizonte no cenário de criatividade nacional. É muito provável que ano que vêm tenhamos a 2ª edição do evento, ainda maior, e com muito conteúdo como foi este ano! Parabéns a equipe do Amarelo Criativo, foi sensacional! Nos revemos em breve! 😉

tct-cobertura-imprensa

Guilherme Encinas da Hebe Design, Erik Getzel do 100% Design, Antonio Junior do Portal Mídia Criativa e Thalita Lefèr do Amarelo Criativo

Comente pelo Facebook