Websérie Desafio de Design Odebrecht Braskem

, Product Design

A cidade do Rio de Janeiro recebe, pela primeira vez, o Desafio de Design Odebrecht Braskem, um programa entre universitários que estimula novos talentos a desenvolver aplicações inovadoras com plástico em peças de mobiliário urbano, considerando critérios como modernidade, sustentabilidade, praticidade e sofisticação. As peças vencedoras serão utilizadas em áreas públicas de convivência do Porto Maravilha, região que passa por processo de revitalização e tem como proposta oferecer à sociedade a sensação de pertencimento e apropriação do espaço público.

Essa é a 4ª edição do Desafio de Design, e poderá ser acompanhado por meio de uma websérie disponibilizada na página do Facebook do Desafio. Serão exibidos um episódio por mês até o final de 2016, e o primeiro já foi publicado. Confira abaixo.

 

 

Alinhado com as quatro fases do Desafio – Entender, Conceituar, Conceber e Finalizar – os vídeos, em formato doc reality, vão apresentar os alunos de design e arquitetura da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal Fluminense (UFF), que foram desafiados a desenvolver móveis de plástico voltados para áreas de “Alimentação e Apresentações Artísticas” e “Repouso e Trabalho”.

O episódio de abertura apresenta os 24 estudantes inseridos no contexto da a pesquisa de campo, da discussão dos projetos e do processo de transformação das ideias e conceitos em desenhos. Na segunda etapa, serão exibidos os sketches (rascunhos) apresentados aos designers Augusto Seibel e Marco Maia, mentores da competição. A fase seguinte é quando os grupos começam a colocar a mão na massa, por meio da ressignificação de produtos plásticos produzidos por clientes da Braskem.

O último vídeo irá mostrar os projetos escolhidos pela comissão julgadora, composta por especialistas, representantes da Braskem e Odebrecht S.A, empresas organizadoras do Desafio e a parceira do programa, agência Ampliativo.

Ao longo de quatro meses, período de desenvolvimento dos projetos, os estudantes serão orientados pelos mentores Augusto Seibel, Daniel Kraichete e Marco Maia e ficarão em escritório no próprio Porto.

Os grupos ganhadores receberão prêmio de R$ 15 mil e os móveis escolhidos ficarão em áreas de convivência do Porto Maravilha, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). A área está passando por um grande processo de revitalização e possui projeto para ser transformada em um polo de negócios, para que possa contribuir com o desenvolvimento socioeconômico da região.

 


 

Diretor de cena e criativo: Marcelo C. Machado
Diretor de fotografia: Guti Sá Freire
Coordenação de produção: Samanta Moraes
Coordenação de pós-produção: Mel Flores
Produção: Luana Duque Estrada
Diretor executivo de negócios: Luiz Felippe de Alvarenga Netto
Diretor executivo: Luiz Noronha
Trilha: BRTRIX
Pós-produção: Studio Horda

Comente pelo Facebook