One Metro World: Padronizando os Mapas do Metrô

, Design Gráfico

“Um sistema de metrô é muito mais do que uma rede de transporte, é um universo paralelo onde o espaço é contraído e o tempo é inflado”, diz Jug Cerovic. O projeto dele é criar uma versão simplificada de mapas de metrô de 40 cidades importantes no mundo, a partir de uma linguagem gráfica unificada.

Segundo ele, um mapa de metrô é uma representação coletiva e poderia ser uma reflexão artística sobre como os cidadãos enxergam o seu ambiente.

“Mapas de metrô são muito mais do que simples diagramas funcionais para mim. Eu os considero obras de arte que moldam nossa imagem mental da cidade e contribuem para uma identidade icônica.”

Andar de metrô é uma forma única de viajar no espaço e no tempo. O viajante está longe de obstáculos geográficos.

Para representar essa simplificação da dimensão da viagem, Cerovic criou mapas esquemáticos, muito simples e objetivos. Todos eles estão no livro One Metro World“. São 40 belos e eficientes mapas de metrô de 40 metrópoles, usando uma linguagem gráfica comum, a fim de oferecer uma nova perspectiva, bem como uma plataforma para a exploração e aproveitamento do mundo subterrâneo.

 

one-metro-world-1

one-metro-world-2

one-metro-world-3

one-metro-world-4

one-metro-world-5

one-metro-world-6

one-metro-world-7

one-metro-world-8

Linguagem INAT

Mapas esquemáticos são familiares e também são a maneira mais eficiente de representar um sistema de metrô, devido a sua linguagem gráfica alcançar o entendimento universal em todos os continentes e culturas.

No entanto ela precisa ser consistente, porém, simples o suficiente para ser intuitivamente compreensível, sem aprendizagem prévia. A linguagem gráfica INAT (criada pelo designer Cerovic) é uma tentativa de alcançar essa meta. Os componentes do INAT são claramente definidos e organizados hierarquicamente para permitir compreensão imediata, enquanto um número limitado de diretrizes de composição asseguram a coerência do layout.

Mapas compostas usando a linguagem gráfica INAT são compactos em forma e, portanto, úteis para serem usados em uma ampla variedade de mídias. A linguagem também é bastante fácil de se interpretar, pois ela usa um conjunto consistente de símbolos e regras de sintaxe. Por fim, ela utiliza-se de esquematização e mnemónicas para auxiliar na criação de uma imagem mental. É uma linguagem completa, com um potencial ilimitado para a criação.

 

one-metro-world-9one-metro-world-10

one-metro-world-11

one-metro-world-12

one-metro-world-13one-metro-world-14

one-metro-world-15

one-metro-world-16

one-metro-world-17

one-metro-world-18

one-metro-world-19

one-metro-world-20

one-metro-world-21one-metro-world-22

one-metro-world-23

one-metro-world-24

Comente pelo Facebook