Portfólio do Leitor #7: Embalagem Inteligente

, Product Design

Este é o sétimo post da nossa série Portfólio do Leitor. A ideia é fazer um post por mês com trabalhos que recebemos por e-mail dos nossos leitores. Saiba como participar no final do post.

Hoje trazemos o portfólio do leitor Gabriel Xavier, estudante de Publicidade e Propaganda do Rio de Janeiro-RJ. Recentemente ele vem se empenhando a desenvolver soluções sustentáveis para o mercado alimentício, soluções estas que agregam valor entre consumidor, o empreendedor e o meio ambiente.

Este projeto tem como mote principal a preocupação com o exagero de lixo produzido pelas empresas voltadas ao segmento alimentício. Assim, foi desenvolvida uma embalagem a qual ele nomeou de “Embalagem Inteligente”. O conceito denomina-se a uma inovadora embalagem de hambúrguer a ser confeccionada com picotes de forma que se possa dividir a embalagem em duas metades iguais para que o sanduíche possa ser consumido em uma das citadas metades, sem que seja necessária a utilização do guardanapo para segurá-lo. Dessa forma, é dado um novo uso para a embalagem que de um modo geral é descartada sem outra utilização a não ser a de acondicionar o sanduíche antes do consumo por alguns minutos.

A ideia surgiu quando Gabriel percebeu o quanto as caixinhas de sanduíches são subutilizadas, veja só: o cliente recebe o hambúrguer na caixinha no balcão, segundos depois está sentado na mesa segurando o sanduíche, uns com as mãos diretamente (como é feito em alguns lugares do mundo) e outros o segurando com guardanapos (como é consumido pela grande maioria no Brasil ). Nesse momento a caixinha já se tornou inútil. Consegue perceber o quão subutilizado é essa caixinha? Ela não serve mais pra nada a não ser manter seu hambúrguer aquecido.

 

embalagem-inteligente-1

Percebendo isso ele resolveu fazer uma experiência com uma dessas caixinhas. “Fiz alguns picotes com estilete, e então, fui em uma filial do McDonald’s testar minha invenção, funcionou tão perfeitamente que no outro dia fui direito para um escritório de patentes para registrar minha ideia. Basicamente a caixinha passará a ser o instrumento que você irá utilizar para comer o sanduíche, sem precisar de guardanapos, tornando o consumo mais prático e sustentável.”

embalagem-inteligente-2

embalagem-inteligente-3

embalagem-inteligente-4

embalagem-inteligente-5

Veja o vídeo abaixo que demonstra a funcionalidade de uso da Embalagem Inteligente. É uma ideia simples, porém genial, tanto pela questão sustentável, quanto pela facilidade e baixo custo de produção.

 

Quer participar dessa série também? Mande um e-mail para nós, com link do seu projeto e um resumo sobre ele para contato@cemporcentodesign.blog.br. Iremos fazer uma seleção e publicar no próximo mês aqui no blog.

Projeto do portfólio do leitor Gabriel Xavier, recebido via email.

Comente pelo Facebook