Termômetro de Prospecção

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Há alguns anos eu me via perdido a números altos de prospecções que havia realizado. Perdi muitos possíveis clientes apenas por não ter enviado uma proposta comercial devidamente detalhada e por não ter dado a devida atenção, já que eu estaria recebendo inúmeros e-mails com pedidos de orçamentos para os serviços que eu ofereço. Pois bem, por um lado eu estava contente, afinal muitos dos meus atuais clientes na época estavam satisfeitos com os serviços e atendimento prestado e com isso indicavam o meu trabalho a amigos e parceiros, porém, por um outro lado, de certa forma acabavam se desapontando pois ouviam que eu não havia prestado a devida atenção ou que eu não era uma pessoa organizada.

Cansado de “negativar” a minha marca pessoal, resolvi me organizar para que nenhum dos meus atuais e futuros clientes pudessem continuar a se decepcionar comigo, afinal, é de extrema importância para sua marca pessoal que você se porte e se apresente com extrema organização, você não contrataria uma empresa que apresente total falta de organização, não é mesmo? Algumas semanas atrás publiquei aqui no blog um artigo que trata exatamente desse assunto: Como sua marca pessoal pode ajudar o seu negócio, sugiro a leitura.

Focado na minha organização uma questão batia forte em minha cabeça: Por onde começar? Fiz algumas buscas rápidas no nosso grande amigo Google e ele me levou até um blog chamado Carreira Solo, e foi ali naquelas páginas que eu encontrei algo que achei genial, um termômetro de prospecção, que nada mais é do que uma planilha onde você terá total entendimento das etapas que faltam para o fechamento de contrato daquele job que você prospectou. E é isso que trago para você que, assim como eu, estava perdido em meus contatos e não sabia por onde começar a organizá-los.

Vamos lá! Para que você tenha um melhor entendimento dessa ferramenta, sugiro que abra a planilha clicando aqui.

termometro-prospeccao

Entendendo a planilha

Cliente – Como o nome já diz, você irá inserir o nome do seu cliente. Difícil né?! (rs)

Contatos – Aqui você preenche o nome do seu contato dentro da empresa X. Por exemplo: você entrou em contato com o Pet Shop Au e quem está negociando os seus serviços a Amanda, assim como você pode ver nesta planilha que compartilhei com você.

As duas próximas colunas E-mail e Telefone acho que acaba sendo um tanto quando óbvio, insira os contatos de quem está negociando com você, funciona como uma agenda.

Job – Qual dos seus serviços está negociando? A criação de uma identidade visual, a criação de conteúdo para uma rede social? Essa coluna funciona para que você saiba exatamente o que está sendo negociado. Claro que você pode inserir mais do que um serviço em cada linha. Se organize para que cada linha seja exclusivamente de um único cliente.

Agora a parte mais interessante de nossa planilha. Nas próximas colunas você enxergará em qual etapa está com cada cliente. Separamos cada uma dela com um tom de amarelo até chegar no vermelho, por isso o nome “Termômetro de prospect”, ahn, ahn, pegou?! (rs) … é como se o seu contato com o seu futuro cliente fosse esquentando até o fechamento real do contrato. Mas nada impede que você altere as cores, o processo será o mesmo.

Quando você preenche a coluna Contato, significa que um primeiro contato com seu prospect já foi feito, assim você saberá e não se esquecerá de retornar caso ele não retorne no tempo médio de retorno que você estabeleceu.

Com a coluna Briefing preenchida, você saberá que um briefing do job já foi realizado para que você elabore uma boa proposta comercial.

A coluna Proposta preenchida, indica que uma proposta já foi elaborada e enviada ao cliente.

As colunas Follow 1 e Follow 2 indicam as etapas de negociação, ou seja, quantas vezes você já realizou alguma alteração na proposta, seja por inclusão de job ou alteração no valor negociado. Caso haja mais de 2 voltas da proposta, ou seja, caso a negociação for um pouco mais demorada e volte a você para que sejam feitas mais ajustes, você pode incluir mais colunas como Follow 3, 4 e assim por diante conforme a sua necessidade.

Aceite é o “gran finale”, aqui você saberá que tudo já foi lido, aceito e que ambas as partes estão de acordo com tudo proposto e o contrato já foi assinado, agora é hora de colocar a mão na massa e entregar o melhor job para o seu cliente, afinal, ele merece o melhor de você, não é mesmo?

O campo Observações é um campo de observações (rs), e aqui você preenche com algum dado importante que ache necessário como a data da entrega do job ou as datas de recebimento por aquele contrato assinado.

 

Considerações finais

Além dessa planilha existem outras formas de se organizar. Alguns são adeptos ao velho amigo papel e caneta, outros preferem por utilizar app como Evernote ou similares, mas isso depende das suas adaptações e a forma na qual gosta de se organizar. Gostaria de dizer também que essa planilha é também disponibilizada pelo blog Carreira Solo, como mencionei no início, e que algumas poucas adaptações foram feitas. Caso perceba que falte alguma coluna ou alguma informação, fique a vontade para realizar quaisquer mudanças nessa planilha. Essa ferramenta não se direciona apenas a designers mas a qualquer outra profissão.

Espero que essa ferramenta traga algum benefício ao seu dia a dia. Caso queira compartilhar a sua experiência, mande um e-mail para contato@vinyciuscovelli.com.br ou deixe seu comentário abaixo.

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