Opacity Masks no Illustrator

, Ferramentas

Quando falamos em trabalhar com imagens normalmente pensamos em utilizar o Photoshop, que afinal é um dos melhores softwares para tratamento de imagens. No entanto o potencial de outros softwares para realizar alguns tipos de edição de imagens podem ser utilizados de forma muito eficiente. Pensando nisso, e sem imaginar o potencial que iria encontrar, o designer gráfico Walter Mattos pesquisou e estudou o recurso Opacity Masks no Adobe Illustrator e lançou um vídeo em seu canal.

No vídeo ele mostra alguns exemplos, talvez pouco explorados, como a aplicação de texturas e a capacidade de criar gradient maps ou simular duotones em fotografias com controle total sobre as cores, e tudo diretamente no Illustrator! O mesmo pode ser realizado no Photoshop, porém no Illustrator o processo é bem mais rápido e, talvez, até mais eficiente pelo uso do recolor artwork.

A imagem que ilustra esse post (seria uma referência ao Corel?) foi criada por mim no Adobe Illustrator através das ferramentas e técnicas apresentadas no vídeo. Usando apenas duas máscaras sobrepostas – uma para recortar o balão, e outra para aplicar o efeito duotone na fotografia ao fundo – o resultado foi alcançado com apenas 3 camadas no arquivo.

 

 

O mais legal desse tutorial é que percebemos que uma ferramenta voltada principalmente para trabalhar com vetores também possui recursos otimizados para se trabalhar com imagens, e que ao explorar os recursos de um software acabamos por exercitar a nossa criatividade através de experimentações, testes e até erros inesperados.

Se você acha que esse vídeo pode ser útil a alguém, fique à vontade para compartilhar com essa pessoa e, se ainda não conhecia o canal do Walter Mattos, se inscreva aqui. Confira também o vídeo transcrito em post no blog do Walter Mattos.

Comente pelo Facebook