Proporção Áurea na Tipografia

, Tipografia

A proporção áurea é uma regra matemática que pode ser aplicada em um layout gráfico, por exemplo, através do grid, disposição ou tamanho dos elementos de uma composição para deixá-los visualmente mais harmônicos. No entanto, essa proporção não deve ser encarada como uma regra, afinal, Design não é regra, e sim função. Em certos casos, o uso pode prejudicar ao invés de ajudar, e para evitar isso, é que existem diversas outras proporções que podem ser exploradas para se adequar a uma melhor solução. Neste caso, no entanto, vamos mostrar como é possível utilizar a proporção áurea aplicada a tipografia.


Resumidamente a seção áurea é uma proporção ideal entre duas grandezas, e essa proporção pode ser facilmente aplicada entre o tamanho dos tipos utilizados no seu projeto. O modelo mais útil para calcular, é se basear na sequência de Fibonacci. Como? No vídeo ao final desse post o designer Pedro Panetto explica como você pode fazer para poder aplicar essa lógica no tamanho dos tipos.

São três formas principais: a sequência básica, a sequência dobrada e o entrelaçamento entre essas duas sequências, que aumentam as possibilidades de aplicação no projeto. Assista abaixo e bom aprendizado!

 Sequência básica de proporção áurea
Entrelaçamento de sequências

 

Exemplo de aplicação

 

Gostou? Acompanhe novos vídeos no canal do Pedro Panetto e fique ligado nas nossas redes sociais onde sempre postamos vídeos dos nossos parceiros no YouTube.
Este post apareceu primeiro no 100% Design.

Comente pelo Facebook