Gramática Visual

, Review

O designer, que é o profissional responsável entre diversas coisas por transmitir significados através de imagens precisa conhecer os pilares dos elementos visuais. Tudo começa com um plano, uma linha, um ponto… e é preciso entender como se classificam cada um desses tipos de elementos abstratos e concretos, e como eles se relacionam entre si. Essa é a essência do livro “Gramática Visual“, escrito por Christian Leborg, designer e consultor de branding.

Diariamente nos deparamos com uma grande quantidade de informação gráfica, porém, sem um conhecimento básico dos elementos da linguagem visual, é impossível chegar a um verdadeiro diálogo, crítico e produtivo, a respeito disso. Este livro apresenta de forma simples e totalmente gráfica os elementos básicos da linguagem visual e seus processos e relações.

 

 

A linguagem visual não possui uma sintaxe ou uma semântica formal, mas os objetos visuais podem ser classificados. Dessa forma, o livro é dividido em quatro partes: objetos e estruturas abstratos, objetos e estruturas concretos, atividades e relações. O primeiro capítulo lida com abstrações, tais como dimensão, formato, e volume; o segundo trata de objetos e estruturas concretos, tais como forma, tamanho, cor e textura; a terceira parte descreve as atividades que podem ocorrer em uma composição, tais como repetição, espelhamento, e movimento; e o quarto capítulo lida com as relações entre diversos objetos em uma composição.

 

 

O livro pode ser comprado pela Editora Gustavo Gili no valor de R$50.

Este post apareceu primeiro no 100% Design.

Comente pelo Facebook