Exercícios de Desenho

, Review

Traduzir ideias e pensamentos em papel nem sempre é fácil, mas assim como toda habilidade pode ser desenvolvida e aprimorada através de exercícios. Exercitar a imaginação, desenvolver melhores percepções do mundo ao nosso redor e ter a capacidade de transmitir essas ideias, conduz um profissional criativo a coisas surpreendentes. O designer gráfico e professor suíço Peter Jenny, propôs, em 4 pequenos livros cheios de conteúdo, a criar exercícios curtos, fáceis e estimulantes para ajudar a melhorar as habilidades em design, desenho e pensamento visual.

Os 4 livros são: “Um Olhar Criativo” “Desenho Anatômico“, “Técnicas de Desenho” e “Como desenhar de forma errada“. O interessante dos livros são os exercícios propostos que aguçam o leitor a testar, experimentar e fazer coisas que antes ele provavelmente nunca tinha experimentado.

No 1º livro, “Um Olhar Criativo”, alguns dos exercícios apresentados levam o leitor a brincar com texturas, fazendo frotagens, isto é, colocar uma folha de papel sobre alguma textura (uma moeda, por exemplo) e então com um lápis rabiscar o papel para obter um desenho. Outros exercícios brincam com amassamento de papéis, contornos de formas, respingos de tintas, espelhamentos, rabiscos, manchas e por aí vai…

A proposta geral é guiar o leitor em uma jornada divertida de aprendizado. No 2º livro, “Desenho Anatômico”, as propostas de exercícios consideram representar figuras humanas de forma imaginativa e em novas perspectivas. Alguns dos exercícios brincam com rabiscos, esqueletos, silhuetas, fragmentos, movimentos e muito mais. Cada um deles pode ser feito em menos de 60 minutos utilizando uma única folha de papel. São realmente propostas bem interessantes.

Os outros dois livros, “Técnicas de Desenho” e “Como desenhar de forma errada”, incentivam a um aprofundamento no pensamento visual, entendendo o potencial do desenho como potente e criativa de comunicação. Ao todo são 88 exercícios em 4 volumes que levam você a ser um melhor “criador de imagens”. Afinal, imaginação, significa exatamente abrir seus olhos e fazer descobertas. Simples assim.

Os livros podem ser comprados pela Editora Gustavo Gili no valor de R$39 cada.

Este post apareceu primeiro no 100% Design.

Comente pelo Facebook